Friday, October 31, 2008

 

Ar


Às denúncias do deputado do PCP, José Alberto Loureiro, e às críticas do coordenador da Sub-região de Saúde de Aveiro, Humberto Rocha, sobre a qualidade do ar na Gafanha da Nazaré, José Luís Cacho ficou em silêncio. Fez mal. Aliás, fica a sensação que há muita gente calada. Há ou não análises à qualidade do ar, há ou não resultados para divulgar, há ou não razões de queixa de quem apresenta problemas respiratórios e, por fim, há ou não relação entre essas queixas e a operação dos diferentes terminais do porto de Aveiro? Sem saber estas respostas ninguém vai ilibar o porto. Até por isso o silêncio é mau conselheiro.

Wednesday, October 29, 2008

 

Autárquicas


Os actuais presidentes de Câmara torcem o nariz a falar sobre recandidaturas, os partidos não falam e nem mandam recado para se falar de candidatos. Parece que a vida nas autarquias é coisa que não está a atrair a malta. O mercado na política anda virado para cadeiras nos parlamentos (AR e PE). As Câmaras estão tesas e dão grandes dores de cabeça. Por aquilo que se vai ouvindo o dinheiro não chega nem para salários.

Tuesday, October 28, 2008

 

Medalhas

Na semana em que anuncia uma gala de homenagem a clubes e atletas de Aveiro, o vereador do desporto conseguiu fazer aprovar a rescisão do contrato de comodato com o Instituto de Desporto de Portugal para a utilização do pavilhão e piscinas do IDT onde moram Alavarium e Galitos. Entrega os clubes à sua sorte na relação com o Instituto depois de obras de melhoramento feitas nas instalações. Desconfio que ainda vão sobrar medalhas na gala de Sexta-feira ou vai haver manifestação à porta do Teatro Aveirense. Será que estamos perante uma estratégia de marketing para chamar gente à Gala?

Sunday, October 26, 2008

 

Horários


Aveiro tem previstas para esta segunda-feira duas sessões da Assembleia Municipal. A primeira começa às 17h00 e a segunda arranca às 20h00. Ílhavo e todos os outros municípios com reuniões à noite deviam reflectir sobre os horários. Começar a trabalhar às 21h00 - quando começa mesmo já o relógio vai a caminho das 22h00 - não é bom para ninguém. Os noctívagos já estão com pressa e os que começaram o dia cedo querem ir embora para casa descansar. Que tal começar às 17h00 ou 18h00 até às 22h00?

Saturday, October 25, 2008

 

Política colorida

Não sei quem tinha razão na disputa juridica travada entre João Pedroso e Afonso Candal mas quando leio e ouço os militantes do PS manifestarem azedume por causa do processo eleitoral para a distrital fico com a sensação que não há grande surpresa. É por cá que se constroem as bases do que se passa lá. E quando batemos no centralismo de Lisboa, batemos no topo de uma pirâmide mal construída. Tudo começa na freguesia, no concelho e no distrito. Resta a esperança nos milagres da transformação.

Friday, October 24, 2008

 

Catedral


Não sou benfiquista mas esta catedral parece-me um sítio recomendável. Não sou sportinguista mas a churrasqueira de Alvalade abre o apetite para os jogos. No Dragão, foi-se o tempo das francesinhas da Praça Velasquez. Agora é tudo no centro comercial. O campeão precisa de regressar às origens...

Thursday, October 23, 2008

 

Museu


O Museu de Santa Joana deverá reabrir, em pleno, até final do ano. É ponto de paragem obrigatório para visitantes estrangeiros, turistas, aveirenses e portugas interessados no seu país. Ampliado e renovado promete manter a tradição em ambiente mais moderno.

Wednesday, October 22, 2008

 

Retirada

Gilberto Madaíl deu o mote quando se ausentou da bancada a 10 minutos do final do Portugal/Albânia. O jogo terá dado volta à barriga e o presidente da FPF lá foi tratar das limpezas. Este sinal deveria fazer parte da nossa vida em situações de risco. Hoje, num dos noticiários da manhã, tive que aguentar até ao fim da edição.

Tuesday, October 21, 2008

 

Frontal

Face-to-face ou tête-à-tête. Qualquer das expressões pode ajudar a perceber o sentido que se dão aos encontros descobertos e identificados de posições claramente assumidas. Há muitos exemplos de mensagens escondidas, ideias encriptadas e o ano que aí vem deve dar pano para mangas. Bem sei que a América não é exemplo para muitas coisas mas esta ideia de meter candidatos frente-a-frente em várias sessões devia merecer mais atenção por cá.

Monday, October 20, 2008

 

Agenda


Jornadas Parlamentares do PS, Agrovouga e Festivais de Outono. A semana promete muito animação e algum mediatismo cá por estes lados.

Sunday, October 19, 2008

 

Tradição




Ainda conheci este espaço como um dos lados do canal (esteiro) que fazia a ligação ao Forte da Barra. Nas traseiras da EPA fazíamos a iniciação ao mergulho e podíamos ir a pé pela mota do meio até ao forte. Hoje resta este cantinho e ao lado vai passar a linha de caminho de ferro até ao porto de Aveiro. Para memória futura são os últimas oportunidades para umas fotografias tal como está o espaço. Já chegaram as casas dos vizinhos e a mudança deve estar quase a começar. Uma revolução que servirá, pelo menos, para limpar as ervas e o lixo que ao longo dos anos cresceu. Boa parte das pessoas preferia o antigamente. Isto de ver passar comboios não encaixa com pessoas que sempre gostaram de ir molhar os pés à ria. É um pouco como o cenário traçado pelo professor Fernando Martins num das mensagens no "pelapositiva.blogspot"

Saturday, October 18, 2008

 

Saúde


O Governo prepara-se para investir na recuperação da unidade de saúde da Costa Nova e a Câmara de Ílhavo espera que o Governo dê vida ao espaço construído no parque de campismo da Barra. Será que não há comunicação entre estes dois níveis de poder político em Portugal?

Friday, October 17, 2008

 

Pobreza


No dia consagrado à erradicação da pobreza uma saudação aos que actuam em silêncio, sem programa comemorativo, sem agenda e sem TV. São os meus heróis preferidos. Os heróis do silêncio.

Thursday, October 16, 2008

 

Crise


Nem dinheiro, nem resultados desportivos (pelo menos no futebol senior) e muitas dores de cabeça para dirigentes, atletas e sócios. Nos espaços de opinião sobre a vida do Beira-Mar há sinais de divergências sobre a aposta feita em antigos valores e sobretudo pela reunião do clã Sousa em Aveiro. Um quadro de instabilidade que é perigoso para quem se diz perto do abismo.

Wednesday, October 15, 2008

 

Berbigão

Os pescadores da Torreira viajaram, hoje, até Aveiro, nas bateiras, e esperam que o Governador Civil ajude a dar visibilidade às consequências da longa pausa na apanha de moluscos. As condições sanitárias não permitem a apanha de berbigão há 5 meses e a crise está instalada. Com a "barriga a dar horas", o líder sindical António José Macedo lembra que as famílias precisam de sustento e que isso pode ficar bem mais barato que o dinheiro injectado na banca. Depois do que se viu ontem na apresentação do Orçamento de Estado, o Ministro Teixeira dos Santos tem que arranjar uma rubrica para o berbigão. Ele diz que é um orçamento a pensar nas pequenas empresas e nas famílias...


Tuesday, October 14, 2008

 

Na crista


Tardou mas chegou a resposta do Clube dos Galitos às críticas do vereador do pelouro de desporto da Câmara de Aveiro. Caetano Alves deu a entender que o clube gosta de viver "encostado" à sombra do poder autárquico e os órgãos sociais carregaram sobre o político que está no Japão. Natação e remo estiveram na base desta troca de palavras. Além de registar os incumprimentos da autarquia os "galos" ainda tiveram que justificar que vítimas são as secções e não o poder político. Uma bicada na crista da coligação.

Monday, October 13, 2008

 

Imobiliário


Aveiro é uma excepção na crise de construção e venda de casas. É o que podemos concluir do movimento que vai ali para os lados do antigo parque de feiras e junto à linha de caminho de ferro, perto da estação. Dizem que os preços estão a cair mas a construção não pára. Experimentem espreitar por cima do Centro de Congressos e vão ver o que vai lá do outro lado. Vamos acreditar que os recensamentos estão a subir na mesma proporção...

Sunday, October 12, 2008

 

Tourada


Aveiro vai ter a possibilidade de assistir à despedida de mais uma época tauromáquica. Uma das últimas corridas do ano será realizada no encerramento da Agrovouga no dia 26 de Outubro. Pelo cartel, pela tradição na criação de cavalos e pela experiência de vida de muitas famílias que sempre estiveram associadas à criação de gado, há mais ligações afectivas da região a este mundo do que se possa pensar.

Saturday, October 11, 2008

 

Bruxa


Mestre Alves está na Suécia com a selecção nacional de futebol e diz que as velas demoraram algum tempo a acender porque as forças suecas tentam anular a sua força. Há uns anos, Carlos Queiroz chegou a pedir uma vassourada na FPF mas, afinal, ainda há muito para limpar.

Friday, October 10, 2008

 

Lugares

Com a crise instalada é caso para sugerir uma ida à "bruxa". Estou a falar do lugar ali junto ao cais dos pescadores na Gafanha da Encarnação. As bolsas de valores podem cair e a crise pode instalar-se mas o tremoço é uma instituição sagrada. Pelo preço do tremoço ainda temos direito a uma paisagem única.

Thursday, October 09, 2008

 

Juros

Gostava de perceber como funciona isto das taxas de juro mas confesso que não percebo grande coisa. Fico com a sensação que parece a questão do combustivel. A taxa de referência baixou mas a euribor continua a subir. A matéria prima está mais barata mas a venda ao cliente continua a subir. Andamos às voltas como na rotunda...

Wednesday, October 08, 2008

 

Mundial


Lá vem mais uma grande discussão com esta noticiada aliança entre portugueses e espanhóis para a organização do Mundial 2018. O Euro 2004 foi a primeira abordagem a uma grande prova no futebol sénior e os mais optimistas dizem que a base está montada. Será que é apenas rentabilizar estádios? Será que em 2018 a economia vai estar na mó de cima?

Tuesday, October 07, 2008

 

Falências


Tal como os mais antigos que viveram crises e guerras na primeira metade do século passado, começamos a pensar que a história quer dar-nos um lugar especial. As "twin towers" devem estar quase a entrar nos manuais de história e a grande depressão regressa com um lugar no século XXI. Precisamos de silêncio, reflexão e, já agora, oração, para sair do buraco económico que é também buraco social e político.

Monday, October 06, 2008

 

Vandalismo

Aveiro sentiu os efeitos de uma noite mal dormida com actos de vandalismo. Está na hora de fazer aqui uma "noite branca" com o comércio aberto, lojas, cafés, cinemas e toda a actividade artística na rua. Talvez assim a malta não parta os monumentos...

Sunday, October 05, 2008

 

Nortadas


Já cá tinha deixado a nota durante a regata dos grandes veleiros que a iniciativa era positiva mas que não poderia "sugar" todos os recursos de um Município ou obrigar a esquecer temas cruciais no dia-a-dia das pessoas. Pois bem, ao fim de duas semanas temos uma intervenção política que põe a nu deficiências no arranque do ano lectivo. Para perceber melhor a dimensão da questão bastou ouvir da boca de uma professora a mesma coisa. Sente que o arranque foi mau e que Setembro não era mês para educação mas para regatas. Assim é díficil, sobretudo para quem espera respostas eficazes do seu Município...

Saturday, October 04, 2008

 

Medalha

Ílhavo deu o reconhecimento público a Diogo Carvalho pela participação nos Jogos Olímpicos e agora cedeu a piscina da Gafanha da Nazaré para os atletas do Galitos treinarem enquanto não se resolve o problema do pagamento do gás em Aveiro. Mais do que uma medalha ou um louvor, esta é uma boa ajuda. Pior ficaram os cidadãos que estavam aborrecidos por ver a piscina cheia, sem espaço disponível para os habituais. Ainda assim uma ajuda que fica bem. Na hora certa...

Thursday, October 02, 2008

 

Pisa


Cá está a tal torre de Pisa dos barcos do terminal bacalhoeiro na Gafanha da Nazaré.

Wednesday, October 01, 2008

 

Relíquia


Este navio encontrou no terminal bacalheiro um sítio para repousar. Parece ter gostado dos ares da ria. Por ali ficou à espera de dono, de pagamento ou de combustível para navegar. A cultura da pesca não tem limites ou fronteiras e a crise também não. Somos um espaço global. Ali para os lados da EPA há outros que se encostaram para ficar. Um desses parece a Torre de Pisa. Com um pouco de sorte, um dia serão locais de culto para visitas de turistas que procuram conhecer um estilo de arte denominado "ferro velho".

This page is powered by Blogger. Isn't yours?