Sunday, May 31, 2009

 

Areia


Uma travessia entre a Gafanha da Encarnação e a Costa Nova pode ser feita quase em linha recta pela ria. O assoreamento deixa pé e a maré vazia permite caminhadas, apanha de moluscos e o encalhe de lanchas. Num dia como o de hoje nada como caminhar com os pés na areia no fundo da ria.

Saturday, May 30, 2009

 

Basquetebol


A transmissão do jogo Illiabum/Sampaense e a emoção da partida fizeram do início da final um cartaz que apetece repetir. Foi jogada "taco a taco" e o público encheu as bancadas. É a prova de que há bons espectáculos sem Benfica, Porto e Sporting. Este domingo há nova sessão em Ílhavo.

Friday, May 29, 2009

 

Alter

Na coudelaria Alter Real, onde se trabalha a raça Lusitana, a ciência fabrica campeões. Ali são produzidos e recebem os primeiros treinos os melhores exemplares que, mais tarde, passam para as mãos da Escola Portuguesa de Arte Equestre. A passagem da Coudelaria de Alter a fundação é um teste à participação da iniciativa privada. Afinal não é só nas universidades. Agora, faltam os clubes.

Thursday, May 28, 2009

 

Armazém


Tenho uma vaga ideia, muito ligeira, já lá vão muitos anos, de haver Missa num destes armazéns em frente ao local onde, hoje, existe uma bomba da GALP. No armazém pintado de branco, o ti Manuel Pinto trabalhou cerca de duas décadas e depois mudou para outras instalações mais próximas da marginal também dentro da empresa João Maria Vilarinho, hoje grupo Silva Vieira. Os armazéns vão passar à história. Por ali vai passar a via de cintura portuária. É também a oportunidade de criar uma "nova" entrada na cidade da Gafanha da Nazaré. Não se esqueçam dos passeios para bicicletas e peões.

Wednesday, May 27, 2009

 

Caminhos


Há momentos em que tudo o que parece adormecido sai do sono para se mostrar. No meio de tanta difusão, de tanta acção, de tanto movimento é difícil valorizar todos os gestos. Anda tudo em correria. É o fim do ano lectivo, é a dança pelos poderes na vida política é o fim dos campeonatos desportivos, são as assembleias-gerais, os espectáculos de arte antes de fechar a loja para o Verão e as contas para o próximo ciclo. Parece um manto de nevoeiro numa estrada com muito trânsito.

Tuesday, May 26, 2009

 

Regresso


Já conhecemos dois candidatos à Câmara de Ílhavo (Ribau Esteves (PSD) e José Vaz (PS)), temos os candidatos às Europeias na estrada e temos os tempos de antena no ar. Castelo de Vide passa para a galeria das memórias e o trabalho é já a seguir.

Monday, May 25, 2009

 

Cáceres

Da pré-história, passando pelos Árabes até aos Cristãos, Cáceres reúne de tudo numa cidade monumental a cerca de 100 kms da raia alentejana. Vale a pena perceber como se cruzam as histórias de povoados fronteiriços. Classificada pela UNESCO como Património Mundial há cerca de 60 anos tem uma zona histórica cuidada. Apenas um aviso. Há por lá um aldrabão que se cola e gosta de fazer de guia. No fim diz que faz troco de 10 euros e considera que 2 euros não é dinheiro.

Sunday, May 24, 2009

 

Dia da Marinha

Dizia um senhor de idade, sentado na muralha, na Barra: "isto diz muito a esta gente". Isto era uma referência ao desfile naval no Dia da Marinha. Milhares na Barra e milhares na zona do Forte. Outros tantos nos carros. Aveiro e Ílhavo mostraram que uma vez aberta uma saída para o mar ninguém mais lhe consegue virar costas.

Saturday, May 23, 2009

 

Alentejo

Dois dias que valem por uma semana. Portugal visto do alto de Marvão.

Thursday, May 21, 2009

 

Toureio


Hoje temos corrida na terra da coudelaria nacional, terra do cavalo lusitano. Alter celebra o feriado municipal e o dia é dedicado a cavalos e touros. É uma daquelas terras onde se respira a festa.

Wednesday, May 20, 2009

 

Transportes

Se um hospital central é um daqueles projectos mobilizadores para toda a comunidade do baixo-vouga, a rede de transportes deveria ser considerada prioridade pelo poder político na região de Aveiro. O Baixo-Vouga é comarca piloto na Justiça com distribuição de serviços e especializações que obrigam os cidadãos a circular. Se na saúde houver uma rede de hospitais, com a consequente especialização, é possível que a eficácia e a qualidade aumentem. Mas para tudo isto fazer sentido e funcionar, a rede de transportes é a "chave" para os cidadãos se sentirem integrados no território. Tomar o "vouguinha" como referência pode não ser descabido. Há trilhos e uma noção de ligação entre concelhos como Águeda, Albergaria e Aveiro.

Tuesday, May 19, 2009

 

Dia da Marinha


Aveiro é o palco das comemorações do Dia da Marinha. Na capital de distrito fica o palco para o cerimonial e a Gafanha da Nazaré ganha o segundo desfile náutico dos últimos anos. É pena que não venham por aí as duas novas fragatas. Pelo menos vemos as relíquias que há anos servem o país.

Monday, May 18, 2009

 

Dunas

No meio do deserto um oásis. É mais uma imagem que resulta da areia depositada ali para os lados do porto de Aveiro. É verdade que causa incómodo mas garante imagens únicas. Do lado das habitações da Gafanha da Nazaré e do lado da zona portuária. Só faltam umas fotos lá do alto.

Sunday, May 17, 2009

 

Travessia

Tempos de exigência. Tempos de procura de rumo. Tempos de coragem.

Saturday, May 16, 2009

 

Voar

A Marinha está ancorada no Rossio e a Força Aérea mostrou ter asas e ases. Aveiro viveu um dia cheio de emoções quando estes dois se mostraram em exercícios sincronizados.

Friday, May 15, 2009

 

Euros


Quase um ano depois de ter regressado ao Beira-Mar, Mano Nunes prepara-se para fazer o que José Cachide e Artur Filipe estavam a fazer por esta altura em 2008. Pressionar a autarquia para ver se paga o que deve ou se cumpre o protocolo. Sim porque a coisa agora é um pouco mais "chique". Está tudo em papel sob a forma de protocolo mas os euros continuam sem cair. E Madaíl não deve querer continuar como fiador do Município. Vamos ver até onde sobe o tom. Palpita-me que há um vereador que vai funcionar como alvo e não é o das finanças.

Thursday, May 14, 2009

 

Contra


Não entendo esta insistência da produtora do contra-informação quando temos um produto melhor na hora do Telejornal. Ontem foi de estalo. Era o inquérito ao procurador, o bastonário, o Ministro, o Vital e o debate no Parlamento. "Contra", todos os dias, com "bonecos" de verdade.

Wednesday, May 13, 2009

 

Coligação

Élio Maia está à espera da decisão dos partidos da coligação mas deixa aberto caminho à recandidatura. É tudo tão natural tão natural que até parece natural. Afinal, vai cláusula a cláusula, negociações e mais negociações, proposta para cá e mais contra-proposta para lá. O que deveria ter ficado assente em 4 anos de convívio afinal está agora no domínio dos acordos pré-nupciais. O que vale a Élio Maia é que os aveirenses não querem saber de política. Aliás, a grande maioria nem deve saber que existe uma coligação. Venham de lá os cartazes nos postes para se saber quem é quem.

Tuesday, May 12, 2009

 

Santa Joana

Esta foto é do ano passado mas retrata o que foi a tarde em Aveiro. Milhares sairam à rua para seguir a procissão em honra de Santa Joana Princesa. Por lá encontrei muita gente conhecida e reparei no "bruááá" quando chegou a dupla de agentes da PSP que abria a procissão. O homem das operações "STOP", montado na moto, causou sensação. Desta vez mostrou o lado simpático.

Monday, May 11, 2009

 

Férias

Se há uma coisa que a crise trouxe foi a força do "vá para fora cá dentro". Nem sempre ir para fora significa gastar mais do que cá dentro mas a proximidade parece converter-se numa escapatória. Para quem pode, mesmo cá dentro, Portugal tem muito para oferecer. Sem esquecer que cá dentro inclui Açores e Madeira.

Sunday, May 10, 2009

 

Feriado


Aveiro celebra o dia da padroeira em festa agendada para esta terça-feira, dia 12 de Maio, com Santa Joana em evidência. Especial para os devotos e especial para os cidadãos que gostam da sua cidade.

Saturday, May 09, 2009

 

Alta velocidade


A maioria dos participantes no encontro de logistica que decorreu em Aveiro, esta semana, veio de Espanha. Os discursos mais incisivos sobre a ligação ferroviária entre Aveiro e Salamanca vieram de Espanha. Bem sabemos que do lado espanhol a viagem é mais curta e a construção mais barata mas se não forem eles a dar o empurrão isto vai devagar.

Friday, May 08, 2009

 

Sexta


Maldito ácido úrico. Não há nada como hábitos saudáveis.

Thursday, May 07, 2009

 

Bloco

Na gíria popular costumamos dizer que "dois maus não dão um de jeito". Em Portugal temos uma teoria nova. Juntamos dois que não colhem a maioria e fazemos deles um "bom". Bela ideia. Grande solução. Bloco Central deveria ser à moda de Obama que ganhou as eleições nos EUA e não deixou de chamar adversários políticos à governação em pastas estratégicas. Pode ser estratégia mas não deixa de ser selecção de valores. O líder escolhe sem estar sujeito a quotas ou imposições dos partidos. Se os vencedores fossem livres de escolher sem andar com os séquitos atrás o país ganharia. É que os séquitos em Portugal são muito compridos.

Wednesday, May 06, 2009

 

Vidas


Manuel Ramos Casqueira é um gafanhão da velha guarda. O que é a velha guarda? É esforço, labor diário, resistência e uma história de vida preenchida, até aos 79 anos, todos os dias. Às vezes com a bicicleta, outras com o carro de bois. Mesmo numa Gafanha da Nazaré diferente de outros tempos. Conheci um dos filhos na escola e os restantes ao longo dos anos. Perguntamos hoje como é que esta geração conseguiu? Trabalhavam nas carpintarias e tinham um extra nas terras e no gado. O grande segredo é que sempre foram capazes de pensar mais nos outros que neles próprios. Ou pensavam na sua felicidade como a semente que se mete na terra. Este modo de pensar e agir merece reconhecimento e um "obrigado". Nem que seja no último dia.

Tuesday, May 05, 2009

 

Ponte


Um jipe envolvido num acidente destruiu a guarda lateral à entrada da ponte da Barra. Foi há uns meses mas até hoje não houve arranjo. O rail e a rede que protegem a passagem de peões e ciclistas ficaram danificados. Sintomático. Construir em Portugal é febre. Arranjar é para um dia destes.

Monday, May 04, 2009

 

Aniversário

O hospital Infante D. Pedro celebra, esta terça-feira, mais um aniversário. Na casa das três décadas de vida, poderia parecer um jovem mas está cheio de maleitas próprias de alguém na terceira idade. Vamos tentar perceber se há avanços quanto ao dossiê do novo hospital ou se o dia é mesmo só para soprar velas e fazer discursos cheios de nada.

Sunday, May 03, 2009

 

Tauromania


Já está a decorrer mais uma época taurina. Alter, Portalegre, Alcochete, Angra, Santarém e Lisboa já começaram as apresentações numa actividade que desperta sentimentos contraditórios. Há quem goste, quem não goste, quem conteste e também há quem ame a actividade. Como alguém disse, este espectáculo tem arte, plástica, emoção, regras, respeito e mistura tudo de forma única. Goste-se ou não, que se respeite o gosto de cada um.

Saturday, May 02, 2009

 

Desporto


Começaram os play-off de basquetebol sem grandes surpresas e no andebol também segue tudo na "paz dos anjos". Com a crise que se instalou, com a proliferação de competições e com a divisão de equipas de qualidade por diferentes escalões o empobrecimento é notório. Não há país para duas divisões, tidas como profissionais, no futebol, no basquetebol ou no andebol. Reforma já!

Friday, May 01, 2009

 

Estádio


Passei hoje pelos dois estádios de Aveiro utilizados pelo Beira-Mar e fiquei assustado com o que por ali vai. Ervas e, ao que dizem, fissuras, fazem dos espaços, em particular do novo estádio, um local sombrio e sem motivos de interesse. Talvez por ser dia 1 de Maio não havia movimento. Apenas o desmontar da "tenda" dos festejos da Semana do Enterro que, por sinal, também deixam aquela zona com um ar ainda mais acabado. O terreno está mesmo bom para todos quantos criticaram a opção por altura do Euro 2004. Talvez tenha acreditado no Pai Natal quando pensei que este equipamento iria obrigar o futebol a modernizar-se e que no futuro o Beira seria como os clubes médios em França ou Espanha com 20 ou 25 mil pessoas em cada jogo. Enganei-me.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?