Monday, October 26, 2009

 

Viagens

Cá estamos de regresso à actividade habitual depois de um circuito por Milão, Veneza, Trieste, Ljubljana, Zagreb, Zenica, Sarajevo, Mostar, Dubrovnik, República de Montenegro, Split e Genebra. Grande caldeirada de sítios, países e culturas. Foi viagem relâmpago mas enriquecedora. Na Bósnia é o que se vê. Falar de Portugal é falar dos jogos que se aproximam. Vamos ver como se organiza o pensamento e como se vai revelando nas linhas que gostava de escrever sobre os locais. Neste momento é melhor parar para pensar.

Comments:
Engraçado: foto típica do Teixeira (tinha que meter futebol).
 
Não vejo aqui futebol nenhum. Vejo uma grande concorrência aos têxteis portugueses. Vejo um processo de markting que pode não ter nada a ver com futebol. Até pode ser de outra modalidade qualquer. O comentário anterior dá razão ao ditado popular "cria fama e deita-te a dormir". O sr. Teixeira está acima de comentários jocosos... penso eu de que!
O GAIVOTA MACHO
 
Carlos,

O que achaste de Mostar e Sarajevo? São agradáveis surpresas, não são?

Abraço.
 
Olá Nuno,

Gostei de todos os locais. são diferentes, têm gentes diferentes e por isso não é fácil distinguir. A Bósnia mostrou-se um país aparentemente tranquilo mas cheio de problemas sociais e complexidades políticas que podem desaguar em novas guerras. Não foram muitas horas mas no contacto com uma família local percebi que ninguém mete as mãos no fogo pela paz embora muitos a desejem manter. a paisagem de Mostar, como viste, tem a história e a destruição como cartazes e Sarajevo o misticismo de misturar culturas diferentes dentro da mesma área. Nota para a atitude das pessoas: em poucos lugares me pareceram tão sérias e íntegras como estas. fiquei com essa impressão.

abraço
Carlos
 
Carlos,

Os problemas sociais na Bósnia são próprios de um país pobre e que foi extremamente massacrado por uma guerra tão recente. Ainda que a paz actualmente impere, os ódios e a revolta ainda estão entranhados nas pessoas. Arrisco dizer que todas as famílias perderam entes queridos com a guerra. Essa dor e essa revolta demorará vários anos (e gerações) de paz a atenuar.

Quanto às cidades não é por acaso que Sarajevo é considerada a "Jerusalém europeia". A multiculturalidade está bem visível nas pessoas, nas ruas, nas casas, etc. Já Mostar, achei a ponte e aquelas ruas adjacentes "mágicas". Uma atmosfera fantástica. Então à noite, os jogos de luz e a mistura de sons junto ao rio são indescritíveis.
Das outras cidades que referes no teu post e que tive oportunidade de conhecer:
Zagreb: cidade monumental com jardins imperiais.
Dubrovnik: Um mar fantástico, uma mrina bonita e um Grad imponente e cheio de vida. (estive lá no Verão)
Split: Uma marginal bonita, um estádio especial e a inigualável Torcida Split. :)
Mas mais fantástica, a viagem entre Dubrovnik e Split. Paisagens incríveis.

Um abraço.
 
Vocês vão a todo o lado mas ainda não visitaram Curral de Moinas. Já agora porque não criam uma comissão de apoio à libertação do Falâncio e do Gel? Foram presos no acto de posse do actual governo, coitados. Façam essa viagem a Lisboa que é por uma boa causa. FALÂNCIO E GEL LIBERTADOS JÁ!!!!
 
E continuo a ver futebol em tudo isto. Futebol e política.
 
mas vê mal. tem que aprofundar a sua visão sobre os acontecimentos...
 
cada um tem a sua visão. "Vê mal" é já um preconceito.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?