Thursday, April 30, 2009

 

Gripe


Se a regata dos grandes veleiros fizesse escala no porto de Aveiro por estes dias acho que não haveria festa a bordo do navio da marinha mexicana. No Verão foram das tripulações mais divertidas mas os dias da gripe estão a deixar os mexicanos em casa.

Wednesday, April 29, 2009

 

Trabalho


Poucos dias depois da Feira de Emprego e empreendedorismo na Universidade de Aveiro chega mais um 1º de Maio, este ano marcado pela razia do desemprego. Duas faces da mesma moeda. Há empreendedores e incentivos a quem pretende inovar e há a data que este ano deixa muita gente sem motivos para celebrar o dia do trabalhador porque deixaram de o ser antes da data.

Tuesday, April 28, 2009

 

Aveiro "verde"


A população de Requeixo saiu de casa ontem, à noite, para seguir os trabalhos da Assembleia Municipal em reunião descentralizada. Casa cheia a puxar pelos deputados. É como nos jogos de futebol. Com ambiente é outra coisa. E os deputados bem se esforçaram. Não me pareceu ver claques, o respeito esteve sempre presente e o debate político foi animado.

Monday, April 27, 2009

 

Mercados


As instalações provisórias do mercado da Costa Nova estavam cheias de gente (vendedores e compradores) e, ontem, foi possível fazer a prova de galeota. Estava o tempo a esgotar-se mas ainda deu para tomar o gosto numa espécie de caldeirada. Mais à frente, quem viaja para a Vagueira, encontramos a sobremesa com morangos à venda num posto que tinha, ainda, batatas e feijão verde. Isto é o verdadeiro supermercado a céu aberto. Ali, entre a ria e o mar. Directamente do produtor ao consumidor.

Sunday, April 26, 2009

 

Investimento


Quando estamos tesos ouvimos o Estado dizer que é preciso investir para alavancar a economia. Quando estamos em tempo de "vacas gordas" ninguém pensa em abrandar porque "agora é que é". No fundo, somos imparáveis. Ainda está para chegar o chefe de Governo ou presidente de Câmara que consiga dar um sinal diferente nestas duas fases do ciclo económico. É como na estrada: pé no acelerador. Prá frente é que é Lisboa.

Saturday, April 25, 2009

 

Liberdade

Pode não ser uma verdade "material" para quem não viveu a "revolução" mas é um dia cheio de significado para quem conheceu os diferentes tempos de Portugal desde o Estado Novo até ao último quartel do século XX. É uma mudança recente mas para quem viveu os passos todos ao longo destes 35 anos o "caminho" está por fazer. Portugal vai "devagarinho"...

Friday, April 24, 2009

 

Douro Azul


Hoje é dia de festejar um aniversário ali para os lados de Gaia. Belo sítio para fazer a necessária transição para o fim-de-semana. Tal como dizia o saudoso Alex num programa em parceria com o João Vasco "se não chover vai estar um rico dia".

Thursday, April 23, 2009

 

Visita

Os deputados da sub-comissão de pescas da Assembleia da República passaram pelo concelho de Ílhavo e além de empresas visitaram também o museu. Nalguns havia espanto e surpresa pela realidade revelada. Para quem decide leis sobre o sector estas formações no terreno não fazem nada mal. Contente andava o António Macedo do sindicato feliz por ver os políticos a aprenderem para depois não se "enganarem" tanto...

Wednesday, April 22, 2009

 

São Macário


Dizem que foi algures por aqui que São Macário se isolou do mundo para expiar os pecados. Não há serra que dê abrigo aos protagonistas das notícias nas páginas dos jornais 24 Horas, JN e Correio da Manhã.

Tuesday, April 21, 2009

 

Emprego

A Feira do Emprego na Universidade de Aveiro mostra que no sector das tecnologias o filão ainda está longe de esgotar. Há novas empresas e gente à caça de talentos produzidos na UA. Há também incentivo ao empreendedorismo. Nalguns casos pode ser o pontapé de saída para uma carreira ligada à criação da própria empresa, produtos e gestão do negócio. É mais do que "programar". É ser independente. É chatear-se consigo no dia em que não estiver contente com o patrão.

Monday, April 20, 2009

 

Andebol


Segundo dizem as crónicas dos jornais desportivos, citando declarações dos dirigentes do São Bernardo, o clube de Aveiro terá sido "comidinho" no pavilhão da Luz no primeiro jogo do play-off com o Benfica. Os defeitos que vemos no futebol andam espalhados por todas as modalidades. Os árbitros encolhem-se, os castigos são selectivos e os resultados são mais desnivelados. Quando o melhor jogador do São Bernardo foi apanhado por um castigo no dia em que a equipa estava de viagem para Lisboa para defrontar o Sporting, o andebol meteu-se ao nível do futebol: um nível muito baixinho ao nível da organização para evitar dizer outra coisa.
O show de bola continua...

Sunday, April 19, 2009

 

Recados


Era o tema do dia a propósito dos últimos discursos de Cavaco e Sócrates mas serve para a vida nas empresas e nas famílias. Quem? Disse o quê? Com que intenção? Dirigido a quem?
No país do recado cá vai mais um para juntar à festa: está na hora de acabar com recados e começar a falar com mensagens claras, em discurso directo, de forma frontal, com mais conversa em privado e menos folclore público.

Saturday, April 18, 2009

 

Alma Aveirense

O programa "A Alma e a Gente" deste domingo é dedicado a Aveiro. José Hermano Saraiva fala sobre factos e figuras da cidade que comemora 250 anos. Para ver às 19h00.

Friday, April 17, 2009

 

Política e bacalhaus


Manuela Ferreira Leite veio a Aveiro falar sobre educação e trouxe académicos de Coimbra para a reflexão. Ficámos a saber que em Aveiro não há independentes suficientemente "bons" para analisar o sector. À mesma hora a confraria do bacalhau reunia em Assembleia-Geral. Em que fórum estaria Ribau Esteves?

Thursday, April 16, 2009

 

Embrulhada

As finanças de um lado e os "futebóis" do outro. Mano Nunes bem pode perder horas de sono porque descobrir rumo para este Beira-Mar não está fácil. De um lado, a questão dos dinheiros para pagar a época, pagar a fornecedores e aos ex-dirigentes. Está há um ano à espera do pagamento da Câmara que, por sua vez, também vive "refém" de outros credores e de outras penhoras. No campo e na bancada este deveria ser tempo para confirmar, de vez, a permanência, tempo de saber quem vai liderar na próxima época, quem vai treinar e quem vai jogar. A discussão dos sócios anda engraçada. Discutem quem devia estar na baliza, se o guarda-redes mais velho deveria estar na reforma, se o segundo mais velho deveria ter a sua oportunidade e, agora, até há uma petição para criar quotas para os atletas da casa. Parece a malta na Assembleia da República.



Wednesday, April 15, 2009

 

Caldeira


Não sei de onde vem o nome "caldeira" mas esta enseada, no Forte da Barra, é um pequeno porto de abrigo que será gerido pelas associações envolvidas no Fórum Náutico. Resta saber quem manda quando as associações do fórum não se entenderem. Talvez a autarquia de Ílhavo que tutela o projecto. É uma espécie de ancoradouro municipal.

Tuesday, April 14, 2009

 

Fome

O pároco da Gafanha a Nazaré não faz publicidade mas não esconde que há famílias em grandes dificuldades. Alguém que deu cabazes na Páscoa não esconde e teve televisão para documentar a entrega. Duas faces da vivência em sociedade com um denominador comum. Há crise instalada entre nós.

Monday, April 13, 2009

 

Argus


Argus ou Polynesia é nome de navio de uma história intimamente ligada à pesca do bacalhau. Com a compra pela empresa Pascoal e entrada no porto de Aveiro, o antigo Argus é uma verdadeira atracção. Mesmo ferrugento e degradado tem gente que se lhe segue o rasto quase diariamente. Tirar fotos ou, simplesmente, contemplar é exercício do agrado dos velhos lobos e dos mais novos que aqui projectam mil aventuras.

Sunday, April 12, 2009

 

Feriado

Em Ílhavo esta Segunda-feira de Páscoa é dia para celebrar o feriado municipal. Em ano eleitoral vamos ver qual o discurso dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal e dos actores políticos cá da terra. Será uma das últimas oportunidades para veicular mensagens e essas só fazem sentido se não esquecerem o "povo" que, por norma, até gosta de assistir à cerimónia.

Saturday, April 11, 2009

 

Parabéns


Aveiro assinalou, hoje, os 250 anos enquanto cidade. Data redonda, histórica e importante para reflectir sobre a evolução. Se fosse apenas por aquilo que herdámos era fácil dizer "obrigado". Quanto ao que iremos deixar nunca é demais dizer "cuidado". Esta senhora de 250 anos é bonita e tem uma beleza natural sem precisar de grandes plásticas. Talvez por isso, seja importante alertar para as mudanças no visual. Deixo como desejo o sonho de ver a frente do lado de Ílhavo como a que foi recuperada no canal de São Roque. Muralhas, passeios, pista para bicletas, iluminação e uma "marginal" até Ílhavo com 2 ou 3 kms de espelho de água. Este é o nosso rosto comum.

Friday, April 10, 2009

 

Páscoa


Regeneração é um pouco a ideia que tenho da Páscoa. Tempo de celebrar a vida. Tempo de partilha. Associamos a Páscoa à morte mas falta-lhe o momento do triunfo. Mesmo para quem não acredita na ressurreição vale a pena acreditar que há vida para lá desse momento. Nem que seja a marca dos que partiram. Marcas perenes.

Thursday, April 09, 2009

 

Estaleiro


Não sei se há mais emprego e melhor emprego mas pelo menos há mais limpeza ali para os lados dos estaleiros agora propriedade da Martifer. Não é o mais importante mas também não fica nada mal.

Wednesday, April 08, 2009

 

Competência

O Douro volta a mostrar-se à Europa e o "azul" está vivo. Com campanhas como a de ontem não há turista que não tenha curiosidade de visitar estas bandas. "Capacidade de regeneração" dizem os "milionários" de Espanha, Itália e Inglaterra. Com um Douro assim até os milagres ficam mais próximos. Não sendo adepto de qualquer dos ditos "grandes" em Portugal, tenho mais facilidade em reconhecer que estes são mesmo de Liga dos Campeões.

Tuesday, April 07, 2009

 

Navegar


Apesar do assoreamento, mesmo devagar e devagarinho, ainda há navegação no canal até ao terminal Sul do Porto de Aveiro. Já não estamos no tempo das lanchas ou dos arrastões até à antiga lota, em Aveiro, mas lá vão passando alguns pequenos/grandes dos mares.

Monday, April 06, 2009

 

Elogios

Depois dos elogios de Ribau Esteves dirigidos a José Sócrates, o porto de Aveiro voltou a testemunhar a relação diplomática e cordial entre o presidente da Região de Aveiro e o Governo. Desta vez, Ribau ficou calado mas a Secretária de Estado dos Tranportes deixou a palmadinha nas costas. Disse que os méritos nas obras "também são do autarca de Ílhavo".

Sunday, April 05, 2009

 

Prioridades


Os nossos autarcas ou os candidatos a autarcas nas próximas eleições deveriam pensar seriamente na qualificação do espaço público e esquecer os grandes projectos que absorvem milhões. Concordo que é preciso dar prioridade ao emprego, às zonas industriais e ao ensino mas depois desta primeira série lembrem-se dos passeios e da qualidade das estradas. E é aqui que entra a questão do saneamento. Dizem que não se vai estragar para depois abrir. Deviam, seriamente, em comunidade, resolver isto de uma vez por todas e qualificar o espaço urbano com passeios e vias de circulação decentes. Era uma grande obra em nome do bem comum. Boa para se enquadrar com os arranjos nas margens da ria.

Saturday, April 04, 2009

 

Prosa


Dinis Alves é uma "ave rara" daquelas que provoca impacto logo no primeiro contacto. Fiquei adepto das aulas de fotojornalismo e hoje considero que foi das poucas coisas boas do regresso às aulas. Ontem, ao ouvir o discurso que fez na apresentação do portal que contém documentos históricos sobre o porto de Aveiro, fiquei com a certeza de que sabe equlibrar conhecimento e divertimento. Fez um discurso à "Professor Doutor" mas conseguiu fazer rir políticos e convidados mesmo que esse sorriso fosse, algumas vezes, à conta dos próprios. Dá força ao gabinete de comunicação da APA e ajuda na defesa contra que gostam de criticar os "tachos" que vagueiam por este país. É que "tacho" por "tacho", pelo menos que sejam "tachos" com qualidade.

Friday, April 03, 2009

 

Porto na web

Hoje não temos o Primeiro a falar mas temos a "número 2" de Mário Lino. Vou ali ao Forte da Barra assistir à entrada dos documentos históricos na web. Cá estamos em mais um dia de croquete.

Thursday, April 02, 2009

 

Perseverança

Com esforço tudo é possível. Até fazer flutuar um arrastão que estava afundado.

Wednesday, April 01, 2009

 

1 de Abril


Façamos de conta que há por ali algures um país a sério, bem organizado, confiável, que respeita os cidadãos por igual e que pode dar futuro às suas gentes. País de governantes sérios, de gestores competentes e honrados, de partidos políticos empenhados no seu (país) desenvolvimento, de gente igual aos olhos dos sistemas de justiça, de saúde e de ensino. País frequentado por gente que gosta de apanhar sol. Esse país é Portugal. Pelo menos no dia de hoje.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?