Saturday, February 28, 2009

 

Repouso

O Sábado não foi o mais descansado mas deu para rever pessoas, brincar com os mais pequenos e passear os mais velhos. Amanhã cá estaremos para ver os encantos da praia mesmo com chuva.

Friday, February 27, 2009

 

É por ali


Acabou a sessão da Assembleia Municipal de Fevereiro. Vai-se o mês e vai-se o debate. Pelo menos vai de fim-de-semana. Até Segunda.

Thursday, February 26, 2009

 

Bombeiros


A crise, a falta de dinheiro e a constante mudança de leis, neste cantinho à beira-mar plantado, parecem ir criando obstáculos à aceleração da obra do novo quartel de bombeiros. Por agora mantém-se o espaço antigo com a Igreja Matriz meio escondida e com alguns carros da corporação estacionados na calçada Carlos Paião.

Wednesday, February 25, 2009

 

Aquecimento

Já sabíamos que o ambiente está cada vez poluído e que o efeito de estufa está a provocar a subida de temperaturas nos oceanos. Com o gelo a derreter é normal que os pinguins procurem outras paragens. Só não contávamos era vê-los pelas ruas da Gafanha da Nazaré.

Tuesday, February 24, 2009

 

Máquinas

O sol dos últimos dias permitiu passeios à beira-mar e para alguns até deu para um mergulho nas águas da praia da Barra. Além dos que passeiam e jogam futebol também havia gente a trabalhar na reposição de areias. O areal era uma mistura de máquinas e gente ansiosa pela chegada da Primavera. Mais parecia a série "Bob o construtor".

Monday, February 23, 2009

 

Pontes


Não sou o "tio Júlio" mas estou disponível para ajudar a desenvolver o país. Quando tiverem algum problema falem comigo que eu dou uma palavrinha lá em Lisboa.

Sunday, February 22, 2009

 

Carnavais


Assim vai o Carnaval em Portugal. Este barco navegou no carnaval da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo.

Saturday, February 21, 2009

 

Média luz


A Assembleia Municipal de Ílhavo viveu uma noite calma ou mais calma do que é habitual. Ribau Esteves não estava e os deputados trocaram argumentos sem a "chama" de outras sessões. Talvez efeitos do Carnaval tiveram uma noite divertida em que ficámos a saber que José Alberto Loureiro fez formação para entrar na net e agora que está não quer sair. Quem disse que burro velho não aprende línguas?

Friday, February 20, 2009

 

Elogios


Sócrates teve na Gafanha da Nazaré uma recepção como não deve ter na memória. Pelo menos nos últimos tempos. O presidente da Câmara de Ílhavo, ex-Secretário Geral do PSD, não poupou nos elogios e até desejou que "não lhe falte a força". No final da sessão, o Primeiro-Ministro parou para se deixar fotografar com duas senhoras da limpeza. Os apitos dos sindicatos desta vez não estavam por perto. Os professores estavam para lá do monte de areia. Com tardes assim, a vida de PM ganha outro sentido. À beira-mar é que se está bem.

Thursday, February 19, 2009

 

Tripa

Algures por ali está instalada uma fábrica de doces. A famosa tripa é um mundo de descobertas. Há recheio para todos os gostos. Para já, o chocolate preto é o preferido. Se à "tripa" juntarmos uma caminhada nas paisagens da Costa Nova temos um belo final de tarde ou início de noite.

Wednesday, February 18, 2009

 

Compromissos


Parece indesmentível que a crise veio abrir ou aprofundar brechas na relação entre trabalhadores e empresas. Há os que ficam sem nada, os que perdem alguma coisa e os que conseguem manter a até melhorar a sua relação com a empresa. Penso que estes tempos de agitação, ansiedade e pressão fortalecem uma noção de responsabilidade, ética e até moral na gestão empresarial. Para exigir respostas eficazes de quem dá "trabalho" é preciso envolver os trabalhadores e para garantir esse envolvimento há que confiar. Quem acredita em soluções milagrosas na gestão quando essa gestão se faz para responder em 12 ou 24 meses? Os impérios que se construiram no passado foram ganhos de uma ou mais gerações. Não há emprego para a vida? Admito que não mas não acredito em empregos para 4 ou 5 meses. Ninguém é responsável por nada.

Tuesday, February 17, 2009

 

Andebol

Sem desprestígio para o clube (Gil Eanes) ou para o sector (feminino) pergunta-se o que faz um campeão como Donner no Algarve. Ganha dinheiro? Está ao sol? Não tinha mais para onde ir? Terá mau feitio?


Monday, February 16, 2009

 

Berbigão


O crico está a estragar por causa da água doce e a amêijoa está doente. Os donos do viveiros ali nas margens da ria, na Gafanha da Encarnação, estão preocupados com o prejuízo. Dizem que é um problema por causa do excesso de água doce (chuva). Nuns casos o drama é o excesso de água salgada nos terrenos, noutros casos é a falta de chuva e agora é o excesso de chuva. A natureza é mesmo complicada.

Sunday, February 15, 2009

 

Emprego


Dizem que não conseguimos passar ao lado da crise e que há empresas na Gafanha da Nazaré que estão a reduzir os seus quadros de pessoal. Dificilmente se pode fazer algo mais do que criar condições para as empresas se instalarem e desenvolverem os negócios. Isso quer dizer espaços próprios, com serviços de apoio, boas vias de comunicação e formação adequada aos potenciais candidatos. Concordo com quem diz que a torneira do dinheiro não resolve tudo mas que ajuda lá isso ajuda...

Saturday, February 14, 2009

 

Carnaval

Estamos a entrar no tempo do Carnaval, pelo menos do mais formal, porque há muito quem diga que é Carnaval o ano todo. Ovar e Estarreja saem à rua. Vale de Ílhavo oferece uma versão mais tradicional. É à escolha.

Friday, February 13, 2009

 

Política

Aveiro está um verdadeiro caso de estudo quanto às candidaturas às autárquicas 2009. Os partidos de poder demoraram mais de 3 anos para por a "nu" o que já andava nas entrelinhas. É uns por cada lado e com esta opção de mudar equipas e treinadores agora que o campeonato está na recta final. No futebol nem as famosas "chicotadas" vão tão longe. Entretanto, a oposição parece pouco disposta a aproveitar e divide-se entre a Internet, as reuniões de Câmara e o comentário. Com este caldo a aposta é saber "quem perde" e não quem ganha. No futebol diz-se que o campeonato é nivelado por baixo. São mesmo tempos de crise...

Thursday, February 12, 2009

 

Bonança

Sol, temperaturas mais elevadas, menos chuva e menos frio resultam num aquecimento das "almas" e numa disposição bem mais cativante. Basta olhar à nossa volta. O cinzentismo das gentes parece seguir as pisadas do tempo. Ainda bem que temos uns dias para sorrir.

Wednesday, February 11, 2009

 

Risco

A melhor defesa para a costa é "desocupar a costa". A solução de Carlos Borrego é radical e dificilmente tem pernas para andar num país construído em cima do litoral. No caso da Barra a solução é retirar areia onde há mais e colocar onde está em falta. Uma solução a "prazo" porque no ano seguinte volta tudo ao mesmo.

Tuesday, February 10, 2009

 

Vida


O "Estranho caso de Benjamin Button" é um filme com 3 horas. Puxado mas interessante. Os ponteiros do relógio, a vida que começa pela velhice e vai caminhando para a infância e um exercício tantas vezes imaginado por nós. Como seria se o percurso começasse no final e o final estivesse no início? Se calhar sem tantas diferenças como as que às vezes vemos. O final é sempre muito parecido e uma moral engraçada. Vida é enquanto um homem quiser...

Monday, February 09, 2009

 

Liga de Futebol

O treinador do Sporting teve a lucidez de perceber que levou um banho de futebol do Braga. Nem se meteu em discussões sobre um ou outro lance polémico. No Dragão, a mesma coisa. O Benfica sabe que o penálti que deu o empate do FC Porto foi uma ficção. Mas para quem temia levar 3 ou 4 este foi um desfecho aceitável. Dá direito a uma viagem agradável no regresso à Luz. Afinal é nestes pormenores que se percebe porque o FC Porto tem a tal vantagem na mentalidade. Não adianta discutir mas ficar contente com o empate é coisa de quem se sente em desvantagem.

Sunday, February 08, 2009

 

Vigilias


Ontem foi dia de vigília dos corticeiros, em Santa Maria da Feira, e protesto de antigos mineiros, ali para os lados de Viseu. Ilda Figueiredo conseguiu ir aos dois locais. A eurodeputada do PCP aparece para dar uma "força" mas até hoje ainda não se viu o resultado das intervenções. Vontade de dar visibilidade aos temas não falta. A questão é saber qual a consequência.

Saturday, February 07, 2009

 

Praia


A Barra, habitualmente imune aos avanços do mar, também está a ficar com o areal reduzido. Bares e restaurantes começam a ver as ondas ao perto e a vista panorâmica, assim, até faz confusão a quem se sujeita a molhar os pés. Dragagens, reposição de areias, correntes, esporões e molhes são tudo termos trazidos à discussão nestas alturas mas poucos sabem do que falam. Fico à espera de ouvir alguém da área do ambiente e das ciências para perceber melhor o tema. Até lá o cidadão espera que o estado do tempo dê uma ajuda na esperança de voltar a ter areal farto no Verão de 2009.

Friday, February 06, 2009

 

Andebol solidário


O Centro Desportivo de São Bernardo joga com o Benfica e quer fazer do andebol um jogo solidário. Entrega a receita ao centro paroquial da Vera Cruz. É o três em um. Público, receitas e espectáculo desportivo. Que o pavilhão encha e que o São Bernardo ganhe ao Benfica.

Thursday, February 05, 2009

 

Ar



Aveiro, Estarreja e Ílhavo estão definidos como zonas "problemáticas" quanto à qualidade do ar. É uma referência da UE ao ambiente nalguns países e em Portugal estes concelhos estão na lista. Segundo Ribau Esteves esse problema não é problema. O problema é que o concelho tem uma estação que mede a qualidade ao ar. Afinal não interessa a qualidade do ar. Interessa saber que não devemos ser os únicos com este aviso porque os que não têm aviso são os que não têm estação medidora. Irónico?

Wednesday, February 04, 2009

 

Justiça em obras


Amanhã vamos ter visita do Secretário de Estado Adjunto e da Justiça ao distrito de Aveiro. Vai ver as obras nos tribunais da futura "área piloto" Baixo-Vouga. Pelo que se vai ouvindo dizer há locais onde as obras ainda não começaram e outros onde o final está distante. O poder político diz que em Abril estará tudo reestruturado. Cheira-me que vamos ter justiça com pó e martelos pneumáticos...

Tuesday, February 03, 2009

 

Política


Há uns tempos alguém dizia que Paulo Nordeste poderia ser candidato a Ílhavo se Sócrates fizesse alguma pressão para isso. Em Aveiro dizia-se o mesmo em relação a Armando França. Sem desprestigiar a força do PM, não me parece que o homem tenha tempo para andar por aí a apagar fogos das concelhias socialistas deste país. Por aquilo que se vai observando tem mais do que fazer.

Monday, February 02, 2009

 

Cais

Dizem que o patrão do Chelsea quer vender o clube, vender uns iates e umas peças que dão despesa. Está aberta a concessão para o terminal de congelado. Há que apelar aos homens do petróleo no Médio-Oriente para trazerem os seus barcos até à Gafanha da Nazaré.

Sunday, February 01, 2009

 

Descanso


Águas agitadas, areias penteadas e uma chuva que cai a espaços. O retrato de mais um fim-de-semana. Domingo de repouso na preparação para mais uma semana de trabalho.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?