Tuesday, November 22, 2005

 

Quinteles no postigo


O Zé Quinteles vende jornais e oferece notícias a quem quiser saber o que se passa nas redondezas. Na Gafanha da Nazaré ou na praia da Barra, não há quem escape à onda de animação da verdadeira agência de notícias. Perguntem-lhe quem foi o vencedor do Grande Prémio...

 

Foi mesmo um dia de glória


Primeiro ou último, mais rápido ou mais lento. Há lugar para todos e a estrada é uma verdadeira democracia. Sejam mais velhos ou mais novos, depois de uma corrida o que interessa é levar a medalha ou a taça para casa.

 

Onde param os vencedores?


Não bastavam as dores e o cansaço e ainda vem a chuva para estragar a coroação. Será esta a razão que justifica o pódio vazio?
Talvez seja a explicação para a falta de medalhas e taças. Os campeões já estão abrigados do mau tempo.

 

Saber sofrer


Linha à vista. A meta é já ali. Mais uns passos. Mais um esforço. Já está!
Com tanto esforço e com tanta vontade, as dores ficaram em suspenso durante alguns minutos. Agora que tudo acabou, a dor volta a atormentar os atletas.

 

Descanso antes da partida


De carro ou carrinha. Em nome individual ou em equipa. Há muitas formas de correr e chegar ao local da prova. Às vezes é preciso levantar cedo, deixar a cama e o sono de lado, para chegar a tempo e horas. Por isso, é melhor aproveitar bem os últimos minutos antes da partida.

 

Vem aí um dia de glória


Nesta modalidade não se ganham fortunas e, neste caso, correr por gosto também cansa. Depende das distâncias e da disposição do dia mas, para começar, o melhor é chegar ao ponto de partida bem alimentado.

Monday, November 21, 2005

 

Casa na montanha


São Pedro do Sul é dos locais mais bonitos deste país. Dá para fazer uns passeios até à Serra de São Macário, visitar a Aldeia da Pena e jantar na adega da Ti Fernanda ou na Adega do Lavrador em Vouzela. Quem tiver casa tem o problema resolvido e quem não tiver pode apanhar a A25. Demora 30 minutos até Aveiro.

 

Um túnel na escadaria


Carvalhais é a terra dos meus avós. Nasci na beira-mar mas sinto ter uma costela serrana. Carvalhais é uma freguesia de São Pedro do Sul. Lá existe um lugar chamado Roçadas. É na zona do festival "Andanças". Se algum dia lá forem, visitem o lugar de Roçadas e subam esta escadaria. Não sei onde vai dar.

 

Vamos a eles


Tudo preparado para começar a malhar no Governo e nos patrões. Os antigos problemas do grande capital, baixos salários, deslocalização de empresas e o famoso Código de Trabalho. Não falta nada.

 

As cábulas estão à frente dos olhos


Depois da sessão preparatória é preciso enfrentar a multidão. Não os contei e eles não aparecem na foto. Antes de começar a passar a mensagem é preciso afinar os últimos pormenores com os olhos postos no auxiliar de memória.

 

Na política não há improvisos


Raros são os políticos que gostam de improvisar. Mesmo no caso de Alberto João haverá poses estudadas. Aqui temos Carvalho da Silva, lider da CGTP, acabado de chegar a Aveiro, para uma conferência à conversa com o líder sindical local para combinar o tom e os temas do discurso. Nada é feito ao acaso...

Thursday, November 17, 2005

 

FM nos caminhos da região


FM é Fernando Martins. O animador das manhãs da Terra Nova também da uma perninha como speaker. Nesta imagem, no Grande Prémio Terra Nova, estava a seguir a chegada de atletas. Foi apanhado numa fase de concentração. Fica bem ao cidadão trabalhador. Não bebe, não fuma e nunca chega atrasado ao trabalho.

 

Aveiro no coração

A família Florindo veio passar férias em Portugal e passou a incluir no roteiro o novo Mário Duarte. Este estádio leva "porrada" mas está no mapa. A caminho da praia ninguém falha este encontro colorido. Orgulhos dos emigrantes ainda encontra resistências nos Tugas cá dentro.

Wednesday, November 16, 2005

 

Mágico anda escondido


Como explicar ao Tomás (o meu primo) que o Labarthe ainda vai aparecer a justificar a fama de jogador do Sporting. Veio para Aveiro mas pouco se tem visto dentro de campo. Faz mais sucesso no Fórum Aveiro onde o meu primo foi comprar umas chuteiras iguais às do ídolo. O encontro foi feliz mas o Tomás pede melhores exibições.

 

Trabalhar para a fotografia


O Manuel Azevedo é um fotógrafo que está em todas e o Record agradece. Não é vedeta, não quer ser vedeta e até gosta de ajudar a montar o cenário para o boneco. Aqui foi apanhado com a mesa na mão na apresentação do Aveiro Basket. O ajudante é jogador e chama-se Mário Gonçalves.

 

Tubarão na costa


Este senhor em pose de artista é o "tubarão dos mares". Atita para os amigos. Em Aveiro haverá cerca de 75 mil pessoas que o conhecem pela alcunha. Vende um dos remédios milagrosos contra a gripe: banho no oceano Atlântico no dia 1 de Janeiro de cada ano. 2006 está aí à porta. Os treinos já começaram.

Friday, November 11, 2005

 

Preparado para carregar


Este predador dos mares está preparado para receber a carga. Toda a bicharada de combate ao colesterol pode arrumar-se aqui em baixo...

 

A lebre e a tartaruga


Para os que dizem que há crise nas pescas e que o sector está em risco, esta imagem simboliza a abertura à renovação da frota. Quando Silva Vieira criticou o processo de construção do novo arrastão da Frip estaria a querer dizer que este novo bicho vai pescar mais do que os outros e com menos custos? É curioso ver da frota SV pelos fundos do "França Morte". Será que já vai à frente?

 

Faina à antiga


Já foi Faina Maior e já passou por momentos de crise. Hoje dizem que é história de museu. se calhar têm razão: com as armas dos tempos modernos qualquer pedaço de madeira vai soar a coisa do passado. Por agora fica a prova do exemplar construído no Museu Marítimo de Ílhavo.

 

Terra à vista


Com o assoreamento da ria não seria difícil chegar à Costa Nova a pé mas assim tem outro encanto. O quadro mistura beleza natural e o que resta das belezas artificiais. Com um emprego assim não admira que o Ti Ameixa goste de passar o dia a navegar.

 

Aqui vou eu para a Costa


Bicicletas para pedalar entre a ria e o mar e prancha para deslizar na borda d´água. Com estes acessórios não falta mais nada. Estamos nas mãos do mestre da embarcação.

 

De bateira para a Costa Nova


No mar não convém arriscar mas na ria é uma aposta que vale a pena. Quando a ponte está saturada de carros há sempre uma alternativa, não poluente, para seguir rumo às praias. Com o Ti Ameixa ao leme da bateira!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?